quinta-feira, 14 de maio de 2009

TRANCE - TRANSCENDER

O trance é o som que nos faz “transcender” do lugar em que vivemos, à um outro ...

Seja pelo ritmo da batida ou pela diversidade de sons, todos transcendemos à um mundo utópico onde há liberdade, contato com a natureza e com todos os seres que habitam esse mesmo lugar, de maneira pacífica, unida, afetuosa e respeitosa.

Infelizmente, por conta de atitudes de pessoas que desconhecem a verdadeira filosofia, a batida que nos faz transcender foi estereotipada pela sociedade, e até mesmo por alguns que “se dizem” trancer’s, ocasionando o desvio da finalidade existencial.

Desta forma, em busca do Equilíbrio para o corpo e para a mente, e inspirados na dança de Shiva Nataraja, surge este núcleo que visa difundir o movimento e a verdadeira cultura trance.

Porque a dança de Shiva ? –Shiva é o rei (raja) dos dançarinos quando se manifesta no aspecto Nataraja, que é o momento em que Shiva através da dança (Tandava), cria, conserva e destrói o universo, prezando sempre a renovação e purificação dos aspectos negativos do homem, como a ignorância.

Imponente em sua roda de fogo, novamente o símbolo da renovação, Shiva representa o eterno movimento do universo, impulsionado pelo tambor e pela dança.

Nas raves, temos o psytrance com sua batida repetitiva e marcante como a de um tambor, assim como o tambor da dança de Shiva e como os usados por xamãs para atingir o estado de transe, êxtase da alma.

E temos, é claro, em sintonia com o ritmo da musica, a dança , dança de cada um, rito de libertação que experimentamos individualmente. E a dança conjunta, o espetáculo visto holisticamente, a soma da dança de cada um, resultando num espetáculo de celebração e magia que tem o poder de destruir; destruir a tristeza e a amargura da vida, assim como a dança de shiva destrói a ignorância, com o poder de renovar; renovar nossas esperanças, recarregar nossas energias, dando-nos cada vez mais força para continuar, e claro, com o poder de criar; pois a partir dessa comunhão entre o raver e a energia invocada que ali foi estabelecida, cria-se a possibilidade de imaginarmos qualquer coisa, tendo-a como algo real, tocável, uma porta aberta para nosso mundo interior.

E é esse o papel de cada raver, uma missão espiritual, a necessidade de se trilhar essa jornada, que carregamos subjetivamente em nossa alma... Na pista, na dança, na harmonia com o som, o raver, mesmo às vezes sem saber, invoca o espírito de Shiva Nataraja, e ali, tomado pela divindade, ele abre as portas de sua percepção, entregando-se de corpo e alma para o grande objetivo da festa, ao qual chegamos pelo meio da dança, da música e de todos os estímulos audiovisuais da rave: a transcendência !


3 comentários:

  1. caramba que explicação exemplar que tu destes.
    eu que sou um amante de música eletronica geral, abrangendo do house até o hard trance (não sei se ainda à uma vertente final da música eletronica, sempre tá evoluindo). não frequento raves, mas gostaria de conhecer, sou daquele que curte em casa, colocando no som da sala ou no pc. gosto tudo que envolve espiritualidade, espiritismo com algo de fora, sempre pesquisei do que a música eletronica e as próprias vertentes do trance tem haver realmente com isso, esse tópico foi o que eu achei mais significativo. Sempre escuto mal dizer. uns não gostam por questão de gosto musical, outro pela falta total de ignorância é só dizer que rave é só tem o lado de drogas, zuação, bebedeira e assim vai. claro que não podemos criticar, cada um tem sua responsabilidade de discernir se é bom o ruim disso. mas sempre temos que ver o significado total, de curtir, de entrar em contato com o nível mais alto, com vibrações boas, cada vez que escuto, sempre fico mais tranqüilo, uma sensação boa. espero um dia ir e curtir. gostei muito do blog, excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano, quando conseguir ir me avisa... quero saber da sua primeira vez pois mesmo ser ir vc ja "sentiu" por que vamos e pra que vamos, na minha primeira vez ja comecei "jogando o jogo" e não tomei isto para mim, pessoas experientes que ja ia a raves a 10, 15 até mesmo 20 anos me disseram isso, por que eu não sei mais espero que seja boa coisaa, bomm ravee manooooo!

      Excluir
  2. Poderia entrar em contato comigo pelo email cahuearuan@hotmail.com ou pelo meu perfil no face Cahuê Aruan? Gostaria de conversar a respeito de um projeto relacionado com a verdadeira transcendência do nosso psytrance. Aguardando 😉

    ResponderExcluir